quarta-feira, 18 de julho de 2012

Reserva biológica do Tinguá

À população de Nova Iguaçu,
Reserva Biológica do Tinguá - uma conquista popular!
Partido Comunista Brasileiro (PCB) de Nova Iguaçu, vem manifestar seu apoio em defesa da Reserva Biológica do Tinguá, uma grande faixa de Mata Atlântica existente aqui na Baixada Fluminense, com 26 mil hectares de extensão.
Hoje, dia 23 de maio, quando se registra mais um aniversário de criação da Reserva do Tinguá, pouco temos a comemorar. A Unidade, de caráter federal, foi a única do país surgida por pressão do movimento popular organizado, através de um abaixo-assinado que reuniu dez mil assinaturas em favor de sua criação, há exatos 23 anos. De lá pra cá, o que se tem visto é um completo DESCASO dos poderes públicos quanto a sua preservação, tanto na esfera federal quanto na estadual e na municipal.
A Reserva Biológica do Tinguá cumpre papel vital no abastecimento de água do Rio de Janeiro e Baixada. Doze represas de captação funcionam na região desde a época do Império e se constituem na segunda maior bacia hidrográfica contribuinte do Rio Guandu. Por conta desse imenso potencial hídrico, em 1993 a Reserva do Tinguá foi declarada pela UNESCO (órgão das Nações Unidas) como Patrimônio Natural da Humanidade, na categoria de “Reserva da Biosfera”. Outro aspecto que nos revela a grandeza da região é a riqueza de sua biodiversidade de flora e fauna. Lá na Reserva do Tinguá foi descoberto pela Ciência o menor anfíbio do mundo, o “sapo-pulga”, além de variadas espécies de flora, como a bromélia e a madeira tapinhoã, que estão ameaçadas de extinção.
Como se não bastasse a ação criminosa e predadora de caçadores, palmiteiros e ladrões de areia, interesses capitalistas poderosos tramam nos bastidores do governo federal contra a existência da Reserva Biológica do Tinguá, no sentido de transformá-la em “parque nacional” e atender a objetivos escusos, que anseiam em transformar o Tinguá num “paraíso ecológico turístico”, em busca do lucro fácil com a exploração de suas belezas naturais.
PCB repudia essas tentativas do governo federal e de empresários, que caminham na contramão dos interesses da sociedade, dos trabalhadores e da juventude, que dependem da Reserva do Tinguá para o consumo de água potável, um bem precioso que vai se tornando raro no planeta. Os comunistas exigem do governo o imediato reaparelhamento daquela Unidade de Conservação, com a presença de mais agentes florestais e equipamentos, a fim de combater a ação dos criminosos ambientais que agem no entorno e no seu interior, sob a vista grossa das autoridades.
- Pela preservação e manutenção da Reserva Biológica do Tinguá, uma conquista popular de 23 anos!
- Pela defesa da floresta e de nossas águas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário