terça-feira, 13 de novembro de 2012

AS UPP’s E O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA NA BAIXADA FLUMINENSE



        A  Criação das UPP’s vem sendo acompanhada de grande glamour pela grande mídia burguesa e até a novela salve da  TV globo vém exaltando a tão propalada política de pacificação do governo do Estado do Rio de Janeiro.
     Sem dúvida a população acabou aprisionada pela violência de grupos armados, como também da falta de serviços públicos em todos os níveis municipal, estadual e federal, onde estes grupos armados pela burguesia acabam contribuindo para desorganizar a população, deixando desprotegidas indefesas para lutar contra o Estado Burguês.
     A existência  de grupos armados em regiões pobres, não foi ausência do estado e sim conivência do estado que tolerou a existência destes grupos, quando na verdade os grandes traficantes não estão nos morros e sim nos bairros chiques da burguesia, e os jovens por falta de perspectiva acabam ingressando no mundo do crime para obter o sonho de realização da sociedade capitalista divulgada nos jornais, TVs, revistas, anúncios etc.
    O sonho da sociedade burguesa tem custado caro aos filhos das classes trabalhadoras, pois elas são as principais vítimas desta violência urbana seja como meros soldados do tráfico ou como simples soldados da PM, enquanto os filhos da burguesia cometem crime como ocorrer com os Thor da vida.
   Por que o Estado não pune os grandes criminosos que estão nos condomínios, lá estão os  grandes traficantes, hoje estão expulsando apenas o simples capataz usado como carne humana em tempos de barbárie capitalista, por contribui para desorganizar as associações de favelas para não cobrar do estado burguês.
Agora o problema da violência na baixada fluminense em especial em Nova Iguaçu não é porque os criminosos estão se deslocando para a nossa cidade, ela é histórica e vem desde a época dos índios jacutinga, passando pelo período de colonização e escravidão, indo até o processo de consolidação do capitalismo, onde os interesses do capital organizaram as cidades em regiões periféricas e centrais, este fenômeno  aconteceu em todo o mundo capitalista, em nova Iguaçu não seria  diferente onde existe a divisão entre população privilegiada e não privilegiada.
  As  autoridades sempre toleram e as vezes fazem  alianças com
grupos de criminosos. Em tempos  de ditadura como foi a de
1964/1985 os órgãos de repressão se utilizou de criminosos nos
DOPS, DOI CODI, OPERAÇAO BANDEIRANTES, tudo isto com
o apoio e financiamentos de empresários nos serviços secretos das
 forças armadas, isto ocorreu também aqui em Nova Iguaçu, nas alianças dos órgãos de repressão com o trafico de drogas, jogo do  bicho, grupos de extermínios. Isto foi utilizado na época para se combater as organizações populares e principalmente os comunistas, basta ler o livro “O Memória de uma Guerra Suja” depoimento do ex delegado Claudio Guerra.
À medida que vivemos o choque de capitalismo onde o  Brasil
cada vez mais se inseri e disputa o posto de potência imperialista. Nossas cidades se preparam para receber este choque onde quem vai pagar o preço será as classes trabalhadoras. Nova Iguaçu se localiza na região metropolitana e vem passando por grandes progressos, porém não será para a maioria nem serão criados serviços públicos de qualidade para a nossa população, e sim aumentará a exclusão social  com as políticas de remoções em nossa cidade, como vem ocorrendo no Rio e outras cidades Brasil a fora. Hoje fala em se criar a guarda municipal e um batalhão da PM em Nova Iguaçu para que combater os camelos, como fazem no Rio, São Paulo e Campinas, para ser utilizado nas ações de remoções para dar passagem as obras do grande capital. os problemas sociais não podem ser resolvidos como caso de policia.
  Para mudar só muita luta e mobilização, os trabalhadores  da cidade
e do campo devem traçar um agenda de lutas anticapitalista em nossa
cidade, para além das eleições no rumo do poder popular em oposição
a ordem burguesa  e criar as condições de uma nova ordem, a ordem socialista.

Nova Iguaçu,14 de Novembro de  2012
Partido Comunista Brasileiro
Comitê Municipal de Nova Iguaçu



Nenhum comentário:

Postar um comentário