domingo, 27 de julho de 2014

EM DEFESA DA FESTA POPULAR DO AIPIM

O Capital organizou as cidades segundo os seus interesses, as regiões rurais são voltadas para atender as demandas do mercado.
Os Municípios no Brasil ao serem organizados segundo os interesses da burguesia que controla a cidade ignoram as regiões rurais dos municípios, estas regiões não são utilizadas para resolver os problemas de alimentação dos moradores destas cidades e sim as terras são usadas segundo os interesses do valor de troca da especulação imobiliária.
Já algum tempo acontecem festas em regiões rurais de Nova Iguaçu, como “Festa do Aipim” em Tinguá, a “Festa da Banana”, estas festas estavam fora do grande circuito cultural do Estado do Rio de Janeiro, Ainda não interessava a indústria cultural capitalista. Os pequenos agricultores podiam exibir livremente seus produtos, os artistas populares podiam exibir suas obras e a população podia frequentar estas festas porque o poder aquisitivo permitia os trabalhadores participar.
Com o avanço do capital, vem acontecendo a privatização das manifestações populares, com este avanço acompanhado da elitização, os produtos exibidos já não são mais dos pequenos agricultores, serve-se produtos transgênicos a presos caríssimos, os artistas contratados já não são mais artistas populares, os restos que sobra de produtos químicos da festa são jogados na natureza contaminando nossa região, e tudo isto é bancado com o dinheiro público.
Defendemos uma festa popular onde os produtores rurais de nossa região possam exibir seus produtos e a prefeitura disponibilize recursos para o meio ambiente onde os artistas populares de Nova Iguaçu e de nossa região possam exibir seus trabalhos para permitir que os trabalhadores possam voltar a frequentar a Festa do Aipim.
Nós Comunistas não somos contra a festa ou diversão, divertir não é apenas “Entreter” para fugir dos problemas, divertir é levar a população a refletir sobre a própria realidade em que vivemos. Para superar as atuais condições de vida em que vivemos, buscando construir através da cultura uma alternativa anticapitalista.

EM DEFESA DA FESTA POPULAR
NÃO A MERCANTILIZAÇÃO DA FESTA DO AIPIM
POR UMA FESTA ECOLOGICAMENTE VIÁVEL
PELA CONTRUÇÃO DO PODER POPULAR

Ousar Lutar, Ousar Vencer!!

Nova Iguaçu, 26 de julho de 2014
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário