segunda-feira, 29 de abril de 2013

NOSSO APOIO E SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU


O atual governo municipal do Prefeito Nelson Bornier (PMDB) já demonstrou de que lado está. Ele está ao lado do grande capital como sempre esteve, sempre contra os trabalhadores. Seu governo será de velhas práticas políticas no rumo do sucateamento da educação pública, acelerando as terceirizações e a precarização das relações de trabalho.
Governos municipais anteriores nada fizeram para reverter o neoliberalismo e sua política entreguista. Exemplos disso foram o próprio PSDB (já liderado por Bornier no passado e na época amigo de FHC), Mário Marques (PMDB), Lindbergh Farias (PT), Sheila Gama (PDT) e o atual governo de Bornier ( hoje no PMDB e amigo do PT e PCdoB). Todos juntos e misturados não promoveram concursos públicos em número suficiente, e não deixaram nenhum legado positivo para os trabalhadores e a juventude. O programa bairro-escola só foi propaganda e enganação, onde estão as creches e a expansão do ensino publico municipal?
O atual governo municipal quer acabar com a eleição direta para diretores das escolas públicas de Nova Iguaçu, a fim de utilizar a nomeação do cargo de diretor das escolas como moeda de barganha política e conchavo com os vereadores, deixando os trabalhadores, os pais e os estudantes longe das decisões tomadas dentro das escolas do município.
O atual governo municipal se recusa a negociar com os trabalhadores, enquanto busca conceder bolsas em escolas privadas, entregando serviços públicos como a pré-escola às OS, as chamadas “organizações sociais de direito privado” consolidando em Nova Iguaçu uma prática já comum em diversos governos nos Estados e na União.
O PCB defende a justa reivindicação dos trabalhadores que exigem a reposição das perdas salariais. Porém, só isto não basta. É necessário ir além e envolver toda a comunidade na defesa da Educação pública gratuita e de qualidade, combatendo o atual modelo de educação e a ideologia burguesa transmitida através do ensino.
O PCB exige que o alcaide (prefeito) da burguesia de Nova Iguaçu abandone sua arrogância e negocie com os trabalhadores através do SEPE. Estamos solidários com os trabalhadores da Educação e suas justas reivindicações.
Os trabalhadores devem assumir a contraofensiva ideológica, a favor da conquista de uma nova hegemonia política, no rumo da construção do PODER POPULAR, onde a população decida onde e como devem ser aplicados os recursos públicos destinados à Educação. Com a população organizada no PODER POPULAR, será possível decidir e questionar os
limites da democracia burguesa. Uma deliberação do Poder Popular terá poder de decisão e buscaremos avançar no rumo do Socialismo.

Viva a Luta dos Trabalhadores!
Viva o Poder Popular!
O Socialismo Vencerá!

Nova Iguaçu 23 de abril de 2013
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

1º DE MAIO É DIA DE LUTA E RESISTÊNCIA DOS TRABALHADORES !


São vários os desafios para os trabalhadores em 2013. Hoje vivemos uma das maiores crises do capitalismo em todo o mundo, que responde com mais ataques aos trabalhadores, precarizando as relações de trabalho, retirando direitos e privatizando os serviços públicos para entregá-los aos setores privados como as 0.S. (organizações sociais), financiadas com dinheiro público.
O Brasil vive hoje um choque de capitalismo, com os grandes empreendimentos como a Copa do Mundo/2014 e a Olimpíada/2016 só para atender aos grandes empresários financiados pelo BNDES. Em Nova Iguaçu, município localizado na Baixada Fluminense, as obras destes grandes empreendimentos capitalistas já está derrubando casas, expulsando moradores, desmatando florestas para construção de condomínios que se apropriam de recursos naturais como a água em Tinguá, para fins de comercialização.
Os investimentos sociais até agora não chegaram para a maioria da população, que sofre nos trens lotados e atrasados, pena com a falta de hospitais, postos médicos, saneamento básico, falta de vagas em escolas públicas, habitação, transportes, lazer e cultura. Prefeitos vêm, prefeitos vão e todos os governos municipais junto com os vereadores só dirigiram esta cidade para atender aos donos do grande capital, deixando os trabalhadores entregues à própria sorte, sofrendo as mazelas do capitalismo.
Para a Unidade Classista (UC), a União da Juventude Comunista (UJC) e o Partido Comunista Brasileiro (PCB), é chegada a hora de dizer que assim como aqueles trabalhadores em Chicago, nos EUA no 1º de Maio de 1886, como hoje no 1º de Maio em 2013, esta data é de luta e resistência dos trabalhadores contra a exploração e oprressão capitalista. Não podemos nos iludir: a luta de classes se acirra e é de explorados contra exploradores. Nesta luta, só há uma saída: o fim do capitalismo e a construção da sociedade socialista.
Na atual conjuntura, além da luta contra o capitalismo, nossa luta hoje é contra o reformismo e a conciliação de classes das centrais sindicais pelegas como a CUT, a CTB, a UGT, a Força Sindical, CGT, etc. E os partidos políticos da base governista como o PT, o PCdoB e o PSB, que se calam e se omitem diante dos ataques do capital aos trabalhadores, dando continuidade a política neoliberal dos tempos do PSDB.
Para a UC, a UJC e o PCB, é hora de reforçar a unidade dos movimentos populares, criar um calendário de lutas, colocar a classe trabalhadora em movimento na defesa de seus interesses e se contrapor à ordem burguesa, criando e consolidando o PODER POPULAR,  a frente anticapitalista e antiimperialista, no rumo da construção da sociedade socialista em nosso pais.

Nova Iguaçu, 27 de abril de 2013.
                                                                      
Foice PB_Pequena
Viva o 1º de Maio!!
Viva a Luta dos Trabalhadores!!
Chega de ilusão! O Brasil só muda com Revolução!
UNIDADE CLASSISTA - UC
UNIÃO DA JUVENTUDE COMUNISTA - UJC
PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO - PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

Praça Antônia Flores Teixeira, 11/Sala 202 - Centro - Nova Iguaçu
            Tel: 2509-2056 / 9173-1654 Blog: http://pcbnovaiguacu.blogspot.com.br - Portal: www.pcb.org.br
Fotos do ATO Unificado pelo 1º de Maio em 27/04/2013
         
  

quinta-feira, 18 de abril de 2013

31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL: DATAS TRÁGICAS NA HISTÓRIA DO BRASIL



O golpe empresarial-militar de 1964 ocorreu em 1º de abril e a ditadura procurou passar a ideia que o golpe foi em março, e não em abril de 1964, em função do primeiro de abril ser o Dia da Mentira.
Até 1985, nossa história foi marcada por prisões arbitrárias, tortura e assassinatos. Esta tradição autoritária dos órgãos de segurança não desapareceu com a volta ao Estado de Direito burguês.
Essa ditadura empresarial-militar de 1964 criou toda uma estrutura empresarial para financiar torturas, assassinatos e desaparecimentos de militantes dos movimentos sociais e de partidos de esquerda, principalmente comunistas. Nossas polícias militares foram transformadas em força auxiliar das Forças Armadas, passando a agir como uma força de ocupação e não como auxiliar da população. As autoridades foram e continuam coniventes com os maus policiais e mesmo após o fim da ditadura a estrutura de repressão não foi desmontada, e as chacinas continuam como prática comum em todo o Brasil.
A Baixada Fluminense tem sua história marcada pela violência desde os tempos coloniais, quando os índios de nossa região foram exterminados e criou-se uma cultura de violência, articulada com o poder local desde os tempos da ditadura para desarticular as classes humildes e isolar os dominados, para melhor servir aos donos do poder.
Os que mais sofrem com a violência são os mais pobres, com a eterna briga entre os agentes do Estado burguês e o soldado do comércio varejista de drogas, até porque o verdadeiro traficante não mora nos bairros pobres e sim nos condomínios de luxo.
A chacina da Baixada Fluminense (que completou oito anos) é apenas uma entre muitas tragédias ocorridas contra as classes trabalhadoras na sociedade capitalista. Chega a ser ridículo ou ilusório achar que podem acabar com a violência e a truculência do Estado burguês apenas realizando reuniões em conselhos de segurança, pedindo paz sem irem à raiz do problema.
Nossa solidariedade às vítimas da chacina da Baixada e a tantas outras como a de Vigário Geral, São Bernardo, Eldorado dos Carajás as quais podemos colocar na conta dos crimes do capitalismo.
Pela abertura dos arquivos da ditadura e punição para todos os assassinos, pela divulgação dos nomes e fotos dos envolvidos nos crimes contra a população indefesa e desarmada.
A população tem todo o direito de reagir até através do direito a autodefesa contra as forças do capital.
Vamos juntos construir o PODER POPULAR e avançar rumo ao Socialismo!
Nova Iguaçu, 10 de abril de 2013
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal - Nova Iguaçu

FORMAR GUARDA MUNICIPAL PARA QUÊ ?



Nova Iguaçu ainda tem muitas deficiências em diversos serviços publicos e a carência de servidores públicos, os poucos concursos realizados ainda são insuficientes para suprir as necessidades da população.
Nossas escolas municipais, por exemplo, precisam de inspetores, grupos de apoio, professores e agora falam em formar uma guarda municipal em nossa cidade.
Formar guarda municipal para que?
Qual será a função desta guarda em relação à população?
Algumas cidades já possuem guarda municipal e muitas delas já registram denúncias de abusos e violação de direitos humanos.
Vejam o caso da guarda municipal do Rio de Janeiro. Fundada por ex-agente da
ditadura (coronel Amêndola) só serve para espancar e perseguir camelôs e pedestres, além de ajudar a PM a reprimir passeatas e manifestações públicas dos trabalhadores, como ocorreu nos atrasos dos trens da Central do Brasil.
Se a criação da guarda for para isto, não vai adiantar em nada. Será apenas mais um órgão de repressão nas mãos da burguesia.
Poderíamos ter uma guarda municipal para cuidar do patrimônio da cidade, orientar idosos nas filas de ônibus, as crianças nas escolas do município e do estado e não apenas para cuidar do comércio do centro e a praticar atrocidades na periferia de nossa cidade, onde vive a maioria da população trabalhadora.
A função desta guarda deve ser discutida por toda a sociedade do centro e da periferia urbana, e não pode servir para ser apenas mais um instrumento de repressão a serviço dos donos do capital contra os trabalhadores.
Não à criminalização da pobreza!
Não à repressão aos movimentos sociais!
Nova Iguaçu 10 de abril de 2013
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal - Nova Iguaçu

ABERTURA DA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL DA POSSE: VELHO FILME QUE SE REPETE


Chega a ser ridículo e hipócrita vermos fotos de autoridades de nossa cidade ao lado do secretário estadual de saúde, Sergio Cortes, no Hospital da Posse.
O que fingem esquecer e não explicam à população é que já há muito tempo os municípios, os estados e a União vêm colocando em prática a privatização da saúde, através das O.S. - organizações sociais de direito privado, e das Parcerias Público- Privadas (as famosas PPP’s). Recentemente, o governo federal fechou alguns serviços como no Hospital Federal de Bonsucesso. Já o governo do estado acabou de uma vez com o IASERJ. Tanto o governo Dilma como o governo Sérgio Cabral vêm sucateando os hospitais universitários e aqui em Nova Iguaçu continuam as velhas práticas de uso dos postos médicos como moeda de barganha entre o prefeito e os vereadores. Muda o governante mas as práticas clientelistas são as mesmas.
Eles estão todos juntos e misturados nos mesmos governos e ministérios (PT, PMDB, PR, PCdoB, PSB, PP, PTB) dando continuidade a agenda neoliberal do período anterior dos tempos do PSDB.
Enquanto a população sofre com a destruição da saúde publica para favorecer interesses privados, assistimos a velha dança das cadeiras, negociatas, boquinhas entre falsos opositores de ontem, que se aliam hoje para favorecer empresas terceirizadas encasteladas no serviço público. Persistem os acordos e o conluio espúrio entre o governo municipal e grandes empresários.
O PCB defende a saúde publica, a realização de concursos públicos, o fim das terceirizações e dos contratos temporários, como meio de melhorar a qualidade e tornar eficiente a saúde publica.
Para acabar com velhos vícios de utilização dos postos médicos como moeda de barganha e conchavos como sempre ocorreu, o PCB defende a formação de conselhos populares como ferramentas do Poder Popular, onde a população decida onde e como devem ser aplicados estes recursos do município, onde a população questione os limites da democracia burguesa e radicalize em suas reivindicações, apontando o Socialismo como necessidade histórica. 

Ousar Lutar! Ousar Vencer!
Nova Iguaçu 10 de abril de 2013
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal - Nova Iguaçu