terça-feira, 26 de março de 2013

PCB NA LUTA PELA RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ


                  No último dia 17 deste mês (março), companheiros do Coletivo Municipal iguaçuano do Partido Comunista Brasileiro realizaram uma panfletagem no bairro do Tinguá, na área rural de Nova Iguaçu. Muitos discursos apontaram para a necessidade da mobilização popular e comunitária em defesa da Reserva, classificada pelas Nações Unidas como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1993. Na ocasião, um abaixo-assinado foi passado entre os moradores e frequentadores, onde pedimos à população apoio em defesa dessa causa, que interessa de perto aos trabalhadores, à juventude e a todos aqueles que se preocupam com os destinos da Humanidade.

                   A manifestação foi coroada de êxito, pois recolhemos mais de 50 assinaturas no abaixo-assinado. Há também na Internet um abaixo-assinado em defesa da Rebio-Tinguá, onde se pode assinar acessando o endereço http://www.petitiononline.com/tingua/petition.html

                   
Após a panfletagem de nosso documento, fomos visitar a Represa do Barrelão, em Serra Velha, uma das 12 que compõem o sistema de abastecimento de água da região. A Reserva do Tinguá é uma importante bacia hidrográfica contribuinte do Rio Guandu, beneficiando parte da Baixada Fluminense e o Rio de Janeiro. Essas represas e aquedutos existem desde a época do Império, construídas pelo braço escravo, sob ordem de Dom Pedro II, pois à época uma imensa seca assolava a sede da Corte, no Rio, em razão do desmatamento da Floresta da Tijuca, reflorestada décadas depois. Quem ficou responsável por essa obra foi o Engenheiro Paulo de Frontin, que conseguiu a façanha de levar água para o Rio de Janeiro em apenas sete dias, conforme prometera ao Imperador. Foi um momento de rara emoção dos companheiros do partido, que aproveitaram para beber água totalmente limpa, pois não necessita de tratamento químico para ser consumida, em função de sua pureza cientificamente comprovada.

                    Abaixo, algumas fotos da atividade desenvolvida em Tinguá pelo PCB. Enquanto estamos na luta política social e ambiental, outras legendas autodenominadas "de esquerda" estão em gabinetes com ar refrigerado e cafezinho, usufruindo das mordomias e colaborando com governos neoliberais e conservadores, que só dizem combater da "boca para fora".

                     Contra o capitalismo, PARTIDÃO NELES! 
Comitê Municipal de Nova Iguaçu - Partido Comunista Brasileiro 





    









terça-feira, 19 de março de 2013

O PCB 91 ANOS DE LUTAS PELO SOCIALISMO E A PRESENÇA NAS LUTAS POPULARES EM NOVA IGUAÇU



No dia de 25 de março de 2013, o PCB completa 91 anos de existência e lutas ao lado dos trabalhadores.
A presença do PCB em terras iguaçuanas já vem de longe e não começou agora.
O PCB foi fundamental na formação de sindicatos, associações profissionais, associação de moradores e entidades estudantis. Aqui em Nova Iguaçu lutas importantes que contaram com a participação de militantes do PCB. Nos anos de 1940 quando lideranças de trabalhadores rurais, algumas ligadas ao PCB como foi o caso de José Teodoro enfrentaram grileiros na região de Zé bulhões hoje Vila de Cava. Este acontecimento foi comentado pelo também Deputado Federal do PCB Carlos Marighella na câmara de deputado, onde é debatido o problema agrário, estes conflitos vão continuar ocorrendo e serão reprimidos pela ditadura empresarial-militar de 1964.
O PCB teve participação importante na fundação do Sindicato dos químicos em 1957 e o primeiro presidente foi o camarada Ulisses Joaquim hoje perto de completar 92 anos, entre os anos de 1950 e 1960 a formação dos centros pro-melhoramentos onde se destacava lideranças como a camarada Geralda Lucena hoje com 82 anos ainda militante do PCB, em 1958 foi fundada a UIE(União Iguaçuana dos Estudantes) onde teve a participação de militantes do PCB, por conta da conjuntura nacional aqui em nossa cidade dos anos 1950 e 1960, ocorrem uma serie de
mobilizações e greves e a formação da UNSP (União Nacional dos Servidores Públicos) onde o camarada Linconl hoje perto de completar 83 anos em agosto ainda militando no PCB. Além de lideranças históricas o PCB teve parlamentares como os vereadores Gotelip, José Nilo Dias Teixeira, Elzo Ramalho que mais tarde seria eleito deputado estadual e Ismael Ramos todos foram cassado pelo golpe empresarial-militar de 1964, este golpe contou com o apoio das classes dominantes da cidade, estes parlamentares eram eleitos por ultras legendas, o PCB era clandestino e nunca deixou de atuar na defesa dos trabalhadores. Além destes valorosos combatentes não podemos deixar de citar os camaradas Lucena, Biron, Brigagão, Benedito, Paulo Coutinho (o famoso tio Paulo), Nicodemos, Ursisino, Paulo Pio, Luiz Antonio (o Luizão), Fernando Dapiev e Erly Dapiev, Miguelzinho, Humberto Lins (o Alagoas), Helena Flutuosa e tantos outros que resistiram, lutaram e permitiram o Partido chegar até aqui.
Hoje olhamos esta data 25 de Março não para olhar ontém e sim olhar para frente! Levantando a bandeira comunista, em uma conjuntura em que as esquerdas, até aqueles que se dizem comunistas jogando fora as bandeiras dos camaradas do Araguaia se rendendo a pornografia, a prostituição política dos acordos espúrios dando adeus ao proletariado. Nós reafirmamos a necessidade de sermos comunistas.
O PCB ressurge no horizonte para abrigar os revolucionários descontes com as organizações de esquerda, que se renderam ao capital dando adeus a luta de classes ao proletariado se acostumando a comer, lamber e beijar as botas da burguesia.
O PCB tem se pautado pela coerência política e ideológica na defesa do proletariado o único sujeito capaz de por fim a exploração do homem pelo homem emancipar e construir uma nova humanidade.
Somos combatentes, somos convictos de nossas ideias, somos Marxistas e Leninistas somos internacionalistas, somos anticapitalista.
Em uma frase: “Fomos, Somos e Seremos comunistas”! Somos o Partido Comunista Brasileiro, Somos o PCB.
Viva o 25 de Março de 1922!
Viva a Reconstrução Revolucionária!
Viva o Socialismo!
Viva os 91 anos do PCB!
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

CONTROLE POPULAR SOBRE A SAÚDE PÚBLICA


Em recente reunião entre os secretários municipais de saúde da baixada fluminense se discutiu o problema da saúde em nossa região e no estado do Rio de Janeiro.
O que não se comentou é que hoje no capitalismo não só no Brasil como em todo o mundo, o capitalismo em sua fase neoliberal vem atacando as conquistas dos trabalhadores dentre elas os serviços públicos. A saúde pública é uma destas conquistas ameaçadas, os sucessivos governos vêm asfixiando a saúde com a falta de investimento. Aqui em nosso estado o governo vem implantado as O.S (organizações sociais) que transfere recursos públicos ao setor privado, com a promessa de melhorar os serviços, o que a população vê é o contrário, médicos super explorados e a população sofrendo a falta destes serviços.
No poder PT, PCdoB, PMDB e outros, trataram de dar continuidade aos processos de privatização dos tempos do PSDB, continuam os fechamentos dos hospitais universitários estaduais e federais. Aqui em nossa cidade nossos postos médicos continuam sendo alvo de barganhas entre o prefeito e os vereadores como sempre ocorreu aqui em Nova Iguaçu, enquanto continuam as mentiras dos “ROYALTIES” do petróleo, que até agora nunca foi usado para construir um único hospital municipal ou estadual em Nova Iguaçu, e os mesmo partidos que apóiam o prefeito apóiam o
governo do estado e são base de apoio do governo federal.
O PCB defende que a saúde seja ela toda pública, com o fim das terceirizações das O.S e das PPP’s, realização de concursos públicos.
Defendemos a formação de conselhos populares, onde a população possa controlar estes serviços e os destinos das verbas públicas, combatendo o vício da boquinha e da barganha política entre os vereadores e o prefeito. Quem vai decidir será a população através do PODER POPULAR para avançar no rumo do Socialismo.
Nova Iguaçu, 19 de março de 2013
Ousar Lutar Ousar Vencer!
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

O CAPITAL, A MOBILIDADE URBANA E AS CIDADES


Nossas cidades foram organizadas para atender os interesses dos donos do capital. Por causa disto vivemos um grande caos no transito, veja o poder que tem hoje os empresários de ônibus.
Não adianta a câmera de vereadores falarem em mobilidade urbana sem combater os verdadeiros motivos dos problemas, mobilidade urbana está ligado a qualidade de vida e o capitalismo se consolida no Brasil no momento em que as indústrias de automóveis e os empresários de ônibus se tornam um importante setor da burguesia brasileira, somado a isto não se investiu em trens, barcas e metrô e os governos trataram de acabar com os trilhos e soterrar os rios navegáveis como aconteceu em Nova Iguaçu.
O poder dos empresários de ônibus se tornou tão grande que hoje nenhum vereador ousa denunciar os aumentos abusivos das passagens como ocorrem ao longo do tempo, não denunciam a retirado dos cobradores de ônibus. Com os aumentos das passagens quem vai pagar serão os trabalhadores que vão ficar com o orçamento ainda mais curto.
O PCB defende a expansão da malha ferroviária, a volta dos cobradores de ônibus, e a criação da companhia municipal de transportes coletivos, com controle popular, onde a população possa decidir onde e como devem ser indicadas as linhas.
Uma decisão do PODER POPULAR terá poder de decisão, pois estaremos questionando os limites da democracia burguesia e o fisiologismo dos vereadores e combatendo o poder do capital, criando a companhia
municipal pública em oposição a empresa privada de ônibus.
Defendemos medidas radicais apontando a necessidade de superação do capitalismo e a construção da sociedade socialista.
Ousar Lutar Ousar Vencer!
Nova Iguaçu, 19 de Março de 2013.
Partido Comunista Brasileiro - PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

O CAPITALISMO E O PROBLEMA DA HABITAÇÃO



Engels em um texto clássico de 1872, “O Problema da Habitação”, aborda este problema. A falta de moradia para os trabalhadores no capitalismo, pois mais que se tente resolver isto no sistema de propriedade privada sempre vai ocorrer este problema, porque o estado burguês nunca vai solucionar o caos da moradia, pois esta na essência do capitalismo a busca do lucro do capital.
Hoje o Brasil se consolida como um país de capitalismo completo vivendo um boom econômico, onde ao mesmo tempo em que pessoas são desalojadas como ocorre aqui em alguns bairros de Nova Iguaçu, nas regiões do arco metropolitano.
Estamos aqui solidários aos trabalhadores que foram reprimidos com violência pelas polícias militar e federal e até agora nenhuma autoridade se pronunciaram para resolver este problema onde as maiores vítimas foram os trabalhadores, onde a caixa econômica constrói casas que não acabam sendo destinadas a moradores de baixa renda. Se existe grupos criminosos, a culpa foi das autoridades do estado burguês, que sempre foram coniventes com estes grupos e a corrupção que faz parte da cultura burguesa da sociedade capitalista.
A questão social não pode ser resolvida como caso de polícia, que os recursos públicos sejam destinados para financiar moradias populares e não para financiar empresários como sempre ocorreu em nosso país.
Nosso repúdio a omissão da prefeitura, da câmara de vereadores, do governo do estado e do governo federal, pois eles estão todos juntos e misturados nos governos municipais, estaduais e federal. Se existe alguma divergência é quem vai servir e agradar aos donos do capital.
Para as massas exploradas pelo capital, só resta um caminho lutar e construir uma nova sociedade sem a exploração do homem pelo homem, a sociedade socialista.

Nova Iguaçu, 19 de março de 2013.


Chega de Ilusão o Brasil só Muda Com Revolução
Partido Comunista Brasileiro- PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

quarta-feira, 6 de março de 2013

RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ - UMA CONQUISTA POPULAR!



Trabalhadores,

O Partido Comunista Brasileiro (PCB), através de seu Comitê Municipal de Nova Iguaçu, vem manifestar seu apoio em defesa da Reserva Biológica do Tinguá, uma grande faixa de Mata Atlântica existente aqui na Baixada Fluminense, com 26 mil hectares de extensão, ameaçada pelos interesses de exploradores capitalistas ao seu entorno com suas intenções de tornar a reserva em área de grandes lucros, explorando discriminadamente a região.

A Rebio-Tinguá, unidade de caráter federal, foi a única do país surgida por pressão do movimento popular organizado, uma luta da classe trabalhadora, através de um abaixo-assinado que reuniu dez mil assinaturas em favor de sua criação, há 23 anos. De lá pra cá, o que se tem visto é um completo descaso dos poderes públicos quanto a sua preservação.

A Reserva Biológica do Tinguá cumpre papel vital no abastecimento de água do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Doze represas de captação funcionam na região desde a época do Império e se constituem em importante bacia hidrográfica do estado. Por conta desse imenso potencial hídrico, em 1993 a Reserva do Tinguá foi declarada pela UNESCO (órgão das Nações Unidas) como Patrimônio Natural da Humanidade, na categoria de “Reserva da Biosfera”.

Outro aspecto que nos revela a grandeza da região é a riqueza de sua biodiversidade de flora e fauna. Lá na Reserva do Tinguá foi descoberto pela Ciência o menor anfíbio do mundo, o “sapo-pulga”, além de variadas espécies de flora e fauna, muitas delas ameaçadas de extinção.

Como se não bastasse a ação criminosa e destruidora de caçadores, palmiteiros e ladrões de areia em seu entorno, interesses capitalistas poderosos tentam se impor na região, a partir de empreendimentos como os dutos da Petrobras, o Arco Metropolitano e o Trem Bala, que ameaçam a preservação ambiental daquela imensa região.

O PCB repudia essas manobras do governo e de empresários, que caminham na contramão dos interesses da sociedade, dos trabalhadores e da juventude, que dependem da Reserva do Tinguá para o consumo de água potável, um bem precioso que vai se tornando escasso no planeta. Os comunistas exigem do governo o imediato reaparelhamento daquela Unidade de Conservação, com a presença de mais agentes florestais e equipamentos, a fim de melhorar a fiscalização no entorno da Rebio-Tinguá.
* Pela preservação e manutenção da Reserva Biológica do Tinguá, uma conquista popular de 23 anos!
* Pela defesa da floresta e proteção de nossas águas!
* Capitalistas, tirem suas mãos sujas da Reserva do Tinguá!

Assine nosso abaixo-assinado em defesa da Reserva acessando:
www.petitiononline.com/tingua/petition.html


Março de 2013 PCB - Partido Comunista Brasileiro Comitê Municipal de Nova Iguaçu
Praça Antônia Flores Teixeira, 11/Sala 202 - Centro - Nova Iguaçu
Telefone: 2509-2056 e 9173-1654 - Blog: http://pcbnovaiguacu.blogspot.com.br - Portal: www.pcb.org.br