terça-feira, 19 de março de 2013

O PCB 91 ANOS DE LUTAS PELO SOCIALISMO E A PRESENÇA NAS LUTAS POPULARES EM NOVA IGUAÇU



No dia de 25 de março de 2013, o PCB completa 91 anos de existência e lutas ao lado dos trabalhadores.
A presença do PCB em terras iguaçuanas já vem de longe e não começou agora.
O PCB foi fundamental na formação de sindicatos, associações profissionais, associação de moradores e entidades estudantis. Aqui em Nova Iguaçu lutas importantes que contaram com a participação de militantes do PCB. Nos anos de 1940 quando lideranças de trabalhadores rurais, algumas ligadas ao PCB como foi o caso de José Teodoro enfrentaram grileiros na região de Zé bulhões hoje Vila de Cava. Este acontecimento foi comentado pelo também Deputado Federal do PCB Carlos Marighella na câmara de deputado, onde é debatido o problema agrário, estes conflitos vão continuar ocorrendo e serão reprimidos pela ditadura empresarial-militar de 1964.
O PCB teve participação importante na fundação do Sindicato dos químicos em 1957 e o primeiro presidente foi o camarada Ulisses Joaquim hoje perto de completar 92 anos, entre os anos de 1950 e 1960 a formação dos centros pro-melhoramentos onde se destacava lideranças como a camarada Geralda Lucena hoje com 82 anos ainda militante do PCB, em 1958 foi fundada a UIE(União Iguaçuana dos Estudantes) onde teve a participação de militantes do PCB, por conta da conjuntura nacional aqui em nossa cidade dos anos 1950 e 1960, ocorrem uma serie de
mobilizações e greves e a formação da UNSP (União Nacional dos Servidores Públicos) onde o camarada Linconl hoje perto de completar 83 anos em agosto ainda militando no PCB. Além de lideranças históricas o PCB teve parlamentares como os vereadores Gotelip, José Nilo Dias Teixeira, Elzo Ramalho que mais tarde seria eleito deputado estadual e Ismael Ramos todos foram cassado pelo golpe empresarial-militar de 1964, este golpe contou com o apoio das classes dominantes da cidade, estes parlamentares eram eleitos por ultras legendas, o PCB era clandestino e nunca deixou de atuar na defesa dos trabalhadores. Além destes valorosos combatentes não podemos deixar de citar os camaradas Lucena, Biron, Brigagão, Benedito, Paulo Coutinho (o famoso tio Paulo), Nicodemos, Ursisino, Paulo Pio, Luiz Antonio (o Luizão), Fernando Dapiev e Erly Dapiev, Miguelzinho, Humberto Lins (o Alagoas), Helena Flutuosa e tantos outros que resistiram, lutaram e permitiram o Partido chegar até aqui.
Hoje olhamos esta data 25 de Março não para olhar ontém e sim olhar para frente! Levantando a bandeira comunista, em uma conjuntura em que as esquerdas, até aqueles que se dizem comunistas jogando fora as bandeiras dos camaradas do Araguaia se rendendo a pornografia, a prostituição política dos acordos espúrios dando adeus ao proletariado. Nós reafirmamos a necessidade de sermos comunistas.
O PCB ressurge no horizonte para abrigar os revolucionários descontes com as organizações de esquerda, que se renderam ao capital dando adeus a luta de classes ao proletariado se acostumando a comer, lamber e beijar as botas da burguesia.
O PCB tem se pautado pela coerência política e ideológica na defesa do proletariado o único sujeito capaz de por fim a exploração do homem pelo homem emancipar e construir uma nova humanidade.
Somos combatentes, somos convictos de nossas ideias, somos Marxistas e Leninistas somos internacionalistas, somos anticapitalista.
Em uma frase: “Fomos, Somos e Seremos comunistas”! Somos o Partido Comunista Brasileiro, Somos o PCB.
Viva o 25 de Março de 1922!
Viva a Reconstrução Revolucionária!
Viva o Socialismo!
Viva os 91 anos do PCB!
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário