terça-feira, 19 de março de 2013

O CAPITALISMO E O PROBLEMA DA HABITAÇÃO



Engels em um texto clássico de 1872, “O Problema da Habitação”, aborda este problema. A falta de moradia para os trabalhadores no capitalismo, pois mais que se tente resolver isto no sistema de propriedade privada sempre vai ocorrer este problema, porque o estado burguês nunca vai solucionar o caos da moradia, pois esta na essência do capitalismo a busca do lucro do capital.
Hoje o Brasil se consolida como um país de capitalismo completo vivendo um boom econômico, onde ao mesmo tempo em que pessoas são desalojadas como ocorre aqui em alguns bairros de Nova Iguaçu, nas regiões do arco metropolitano.
Estamos aqui solidários aos trabalhadores que foram reprimidos com violência pelas polícias militar e federal e até agora nenhuma autoridade se pronunciaram para resolver este problema onde as maiores vítimas foram os trabalhadores, onde a caixa econômica constrói casas que não acabam sendo destinadas a moradores de baixa renda. Se existe grupos criminosos, a culpa foi das autoridades do estado burguês, que sempre foram coniventes com estes grupos e a corrupção que faz parte da cultura burguesa da sociedade capitalista.
A questão social não pode ser resolvida como caso de polícia, que os recursos públicos sejam destinados para financiar moradias populares e não para financiar empresários como sempre ocorreu em nosso país.
Nosso repúdio a omissão da prefeitura, da câmara de vereadores, do governo do estado e do governo federal, pois eles estão todos juntos e misturados nos governos municipais, estaduais e federal. Se existe alguma divergência é quem vai servir e agradar aos donos do capital.
Para as massas exploradas pelo capital, só resta um caminho lutar e construir uma nova sociedade sem a exploração do homem pelo homem, a sociedade socialista.

Nova Iguaçu, 19 de março de 2013.


Chega de Ilusão o Brasil só Muda Com Revolução
Partido Comunista Brasileiro- PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário