quarta-feira, 6 de março de 2013

RESERVA BIOLÓGICA DO TINGUÁ - UMA CONQUISTA POPULAR!



Trabalhadores,

O Partido Comunista Brasileiro (PCB), através de seu Comitê Municipal de Nova Iguaçu, vem manifestar seu apoio em defesa da Reserva Biológica do Tinguá, uma grande faixa de Mata Atlântica existente aqui na Baixada Fluminense, com 26 mil hectares de extensão, ameaçada pelos interesses de exploradores capitalistas ao seu entorno com suas intenções de tornar a reserva em área de grandes lucros, explorando discriminadamente a região.

A Rebio-Tinguá, unidade de caráter federal, foi a única do país surgida por pressão do movimento popular organizado, uma luta da classe trabalhadora, através de um abaixo-assinado que reuniu dez mil assinaturas em favor de sua criação, há 23 anos. De lá pra cá, o que se tem visto é um completo descaso dos poderes públicos quanto a sua preservação.

A Reserva Biológica do Tinguá cumpre papel vital no abastecimento de água do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Doze represas de captação funcionam na região desde a época do Império e se constituem em importante bacia hidrográfica do estado. Por conta desse imenso potencial hídrico, em 1993 a Reserva do Tinguá foi declarada pela UNESCO (órgão das Nações Unidas) como Patrimônio Natural da Humanidade, na categoria de “Reserva da Biosfera”.

Outro aspecto que nos revela a grandeza da região é a riqueza de sua biodiversidade de flora e fauna. Lá na Reserva do Tinguá foi descoberto pela Ciência o menor anfíbio do mundo, o “sapo-pulga”, além de variadas espécies de flora e fauna, muitas delas ameaçadas de extinção.

Como se não bastasse a ação criminosa e destruidora de caçadores, palmiteiros e ladrões de areia em seu entorno, interesses capitalistas poderosos tentam se impor na região, a partir de empreendimentos como os dutos da Petrobras, o Arco Metropolitano e o Trem Bala, que ameaçam a preservação ambiental daquela imensa região.

O PCB repudia essas manobras do governo e de empresários, que caminham na contramão dos interesses da sociedade, dos trabalhadores e da juventude, que dependem da Reserva do Tinguá para o consumo de água potável, um bem precioso que vai se tornando escasso no planeta. Os comunistas exigem do governo o imediato reaparelhamento daquela Unidade de Conservação, com a presença de mais agentes florestais e equipamentos, a fim de melhorar a fiscalização no entorno da Rebio-Tinguá.
* Pela preservação e manutenção da Reserva Biológica do Tinguá, uma conquista popular de 23 anos!
* Pela defesa da floresta e proteção de nossas águas!
* Capitalistas, tirem suas mãos sujas da Reserva do Tinguá!

Assine nosso abaixo-assinado em defesa da Reserva acessando:
www.petitiononline.com/tingua/petition.html


Março de 2013 PCB - Partido Comunista Brasileiro Comitê Municipal de Nova Iguaçu
Praça Antônia Flores Teixeira, 11/Sala 202 - Centro - Nova Iguaçu
Telefone: 2509-2056 e 9173-1654 - Blog: http://pcbnovaiguacu.blogspot.com.br - Portal: www.pcb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário