quarta-feira, 26 de novembro de 2014

CAMARADA ULISSES. PRESENTE!

Nascido em dia 25 de novembro de 1921 em Palmares no Estado de Pernambuco, Ulisses Joaquim da Silva faleceu, após um acidente de automóvel que deixou seqüelas em seus pulmões, levando ao óbito no dia 21 de abril de 2014 na cidade de Nova Iguaçu no estado do Rio de janeiro.
Ulisses como a grande maioria dos trabalhadores da região nordeste sofreu a própria pele as dificuldade econômicas do capitalismo. Mais tarde migra para Recife capital de Pernambuco, onde se identifica com as lutas contra o nazi-fascismo se alistando na FEB (Força Expedicionária Brasileira), indo para Itália como pracinha conhece e toma contato com alguns militantes Comunistas Italianos e Brasileiros, ao retornar ao Brasil ingressa no PCB em 1945, participando das campanhas eleitorais em que o partido elege 14 deputados federais entre eles Gregório Bezerra, desde então Ulisses se torna militante das causas dos trabalhadores, esteve presente em diversos movimentos como: O Petróleo é Nosso, na campanha contra o envio de soldados brasileiros para lutar na guerra da Coréia ao lado dos Estados Unidos, o que lhe custou uma de suas milhares de prisões em Pernambuco. Devido as sucessivas perseguições Ulisses é obrigado a migrar para o Estado do Rio de Janeiro, vindo morar na Cidade de Nova Iguaçu, como trabalhador do ramo químico ajuda a fundar o Sindicato dos trabalhadores na indústria química, sendo assim foi o primeiro presidente do sindicato da indústria química em 1957, participou das Lutas daquele período como campanha pela legalidade e posse de Jango na presidência da Republica em 1961, pela criação do 13° salário nas mobilizações convocadas pelo PUA e pelo CGT, hegemonizado pelos Comunistas.
Com o golpe Empresário-Militar de 1964 é impedido de exercer o segundo mandato como presidente do Sindicato sendo preso foi conduzido a delegacia de Nova Iguaçu, sendo libertado ainda em 1964 fica proibido de exercer a atividades políticas passando a viver na clandestinidade.
Apesar destes ocorridos continuou lutando e participando de diversas lutas ajudando a fundar o MAB (Movimento de Amigos de Bairros), era ativo participante da associação de moradores do bairro Corumbá em Nova Iguaçu, esteve na campanha pela anistia em 1979 nas Diretas Já em 1984, esteve na luta pela legalização do partido comunista em 1985.
Ulisses costumava há dizer que fez uma opção revolucionária lutar ao lado da Classe trabalhadora e defendo sempre com firmeza seus pontos de vista, acreditando sempre que apesar dos acidentes que aconteceram, o Socialismo é o único regime capaz de libertar os trabalhadores e criar as condições da sociedade Comunista.
Ulisses faria 93 anos em 25 de novembro de 2014.

Aqui uma breve homenagem a uns dos grandes Heróis da classe trabalhadora.

Camarada, seguiremos na luta!

Camarada Ulisses, Presente!!

Nova Iguaçu, 25 de novembro de 2014
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

sábado, 30 de agosto de 2014

TRAIÇÃO DE CLASSE E AS ELEIÇÕES BURGUESAS EM 2014

Embora seja uma cidade urbana cosmopolita com mais de 800 mil habitantes, por conta das próprias características do capitalismo no Brasil da forma de como se formou, como ele se manifesta em cidades como Nova Iguaçu, demonstra o quanto devemos ser firme na defesa do “Marxismo-Leninismo” como único caminho capaz de conduzir os trabalhadores no caminho de libertação de classe através da “Sociedade Socialista”.
O PCB desde o processo de reconstrução revolucionária tem se pautado pela coerência política e ideológica. Foi isto que nos levou a questionar e não participar das alianças do PT, PCdoB, PSB e PDT que compuseram alianças espúrias com os partidos conservadores (PSDB, PTB, PP, PFL e etc.) Do adiantou as vitórias eleitorais de Lindberg (PT) em 2004 e 2008? De nada Adiantou! O PT e seus aliados se renderam as velhas alianças e conchavos com os grupos conservadores que sempre comandaram a nossa cidade, “porém não nos juntamos nem fazemos couro com uma falsa oposição de uma parte da direita iguaçuana que tenta se rearticular no interior do governo municipal do prefeito Nelson Bornier (PMDB)”. As divergências entre o PT, o PDT e o PMDB, entre a antiga e atual administração municipal é quem vai gerir a cidade para o capitalismo. “Eles estão todos juntos e misturados contra os trabalhadores”.
Quando certos militantes políticos falam em interesses de toda a sociedade, falam não pertence a partidos políticos e que estão acima da luta de classes, na verdade estão ao lado dos interesses do grande Capital. Em uma sociedade dividida em classes e interesses inconciliáveis não há, não pode existir neutralidade. Alguns militantes políticos de certos movimentos sociais vão para dentro de certos conselhos para amortecer a luta de classes e referendar os governos da burguesia.
Nestas eleições, está caindo às máscaras de alguns destes setores. Militantes políticos de nossa cidade durante estas eleições estão assumindo as posições mais retrogradas e reacionárias, muitos estão sendo vistos em campanhas de partidos da ordem burguesa, fazendo elogios em seus blogs e outras redes sociais, talvez na esperança de alguma migalha da burguesia, como exibir seus produtos nas festas que deixaram de ser popular como a festa do Aipim em Tíngua e da Banana em Jaceruba.
Falam em atacar a corrupção, sem atacar o problema da própria corrupção que está na raiz do problema que é o próprio capitalismo,
não há nem existe terceira via, deve-se escolher um dos dois caminhos, manter o capitalismo ou construir uma alternativa socialista para o nosso país.
Com a convicção dos nossos 92 Anos de luta, o PCB afirma; “Nem à direita nem o PT”, a alternativa é os trabalhadores no poder.
Os trabalhadores desta cidade precisam construir “O Poder Popular” como um caminho para se combater o fisiologismo da política burguesa, a conciliação e a cooptação levada por conselheiros municipais que cumprem um papel dantesco de agradar a burguesia da cidade dentro dos conselhos. Os trabalhadores farão do poder popular instrumento de poder e decisão da maioria da nossa população, deixando bem claro para os trabalhadores que desejamos romper com a ordem burguesa, superar o capitalismo e construir o socialismo no Brasil.

Ousar Lutar, Ousar Vencer!!

Nova Iguaçu, 29 de agosto de 2014
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Transição Burguesa ou Construir o Poder Popular

No Ultimo dia 18 de julho de 2014, foi aprovada a Lei de transição de autoria de vereador Gilson Cunha (PMN), base de apoio do Governo Municipal de Nelson Bornier (PMDB).
O que deve se tratado na verdade, não apenas uma transição de um Governo burguês para outro Governo burguês como ocorre na sociedade capitalista, até agora só tem ocorrido transições por cima, entre as administrações que em nada no geral tem ocorrido diferenças políticas profundas nas administrações do nosso Município. Prefeitos se revezam no poder, sempre se pactuando com as velhas alianças conservadoras, buscando construir a base de apoio na câmara de vereadores através do velho cretinismo parlamentar, até mesmo os partidos que surgiram do campo da esquerda se renderam a esta lógica burguesa para garantir o poder e a governabilidade. Governaram sem deixar um legado para a população como foram os governos de Altamir Gomes, Aluísio e Sheila Gama ambos do PDT. Lindberg do PT, que ainda contaram com o apoio do PSB e do PCdoB. Hoje as divergências entre os governos e partidos que passaram pela administração de nossa cidade é de quem vai gerir o município segundo os interesses do capital.
Esta Lei sancionada pelo o atual prefeito em nada vai mudar a cara da administração da nossa cidade, porque ainda não entraram em campo os principais jogadores “As Classes Trabalhadoras”. Os trabalhadores precisam tomar os destinos da cidade em suas mãos, criando o “Poder Popular” através dos conselhos populares, obrigar a criação, a implementação e acompanhamento de medidas populares em oposição a ordem burguesa, combatendo o fisiologismo e acordos espúrios entres prefeitos e vereadores ligados aos velhos esquemas de dominação da política burguesa em nossa cidade.
Ao criar o Poder Popular as classes trabalhadoras farão destes conselhos órgão de poder e decisão da maioria de nossa população deixando bem claro os limites da democracia burguesa, apontando para a necessidade de superação do capitalismo e pela construção da sociedade “Socialista” em nosso país.

Ousar Lutar, Ousar Vencer!!

Nova Iguaçu, 13 de agosto de 2014
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

ACONTECEU A IX COFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA IGUAÇU E DAÍ?


No dia 01 de agosto de 2014 em um auditório lotado que reuniu mais de 300 pessoas no auditório da UNIG, todos reunidos em nome da união da conciliação junto com autoridades como: O prefeito Nelson Bornier, a secretária dos conselhos municipais Cristina Penna, os secretários Estadual e Municipal da Saúde Marcos Musafir e Luíz Antonio. Como se todos vivêssemos no melhor dos mundos.
O atual prefeito Nelson Bornier (PMDB) afirmou nesta conferência que Nova Iguaçu tem 33 conselhos e 635 conselheiros. Qual o real papel destes conselhos e conselheiros na defesa e controle nas decisões políticas do Governo Municipal? Nenhuma! Os conselhos funcionam apenas para ratificar as políticas governamentais dos governantes de plantão, procurando promover a conciliação de classes, através das mediações de conselheiros oportunistas que adoram o cheiro dos gabinetes, das boquinhas, de tirar fotos ao lado de assessores, vereadores, deputados e secretários de governos, procurando desta maneira evitar o confronto e cobranças das massas nas praças e ruas contra a ordem burguesa.
O prefeito e a conferência não aprovaram nem vão aprovar as promessas de emergências como: os velhos problemas do Hospital da Posse, a reabertura e municipalização do Hospital Iguaçu, o fim das velhas práticas fisiológicas entre os prefeitos de plantão e os vereadores que utilizam os postos médicos como barganha, deixando as classes trabalhadoras sem acesso aos serviços e poder de decisão.
A saída apontada pelo PCB é a estatização dos serviços de saúde com a formação do “Poder Popular” através de conselhos populares, onde as classes trabalhadoras farão destes conselhos poder de decisão e vontade da maioria da população do Município de Nova Iguaçu. Apontando para a superação do capitalismo, colocando os poderes nas mãos dos trabalhadores com a construção da sociedade “Socialista” em nosso país.

* Pela estatização do Hospital Iguaçu!
* Pela criação de postos de saúde 24h nos bairros!
* Pelo fim das terceirizações!
* Pelo não repasse de dinheiro público para a saúde privada!
* Pelo fim do controle dos vereadores nos postos médicos!
* Por um plano de cargos e salários para os profissionais de saúde!
* Pela realização de concurso público e controle popular!
* Pela construção do poder popular!


Criar, Criar Poder Popular!!

Nova Iguaçu, 13 de agosto de 2014
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

domingo, 27 de julho de 2014

POR QUE A VIOLÊNCIA CRESCEU NOS BAIRROS DE NOVA IGUAÇU

A violência é parte constante da história das sociedades divididas em classes exploradas e exploradoras, portanto isto não é uma novidade deste momento que estamos vivendo em nosso município.
A própria formação social capitalista desde o seu nascedouro sempre se utilizou da violência para consolidar o poder da burguesia, onde as classes trabalhadoras sofrem constantemente a violência com a falta de serviços públicos por parte do Estado, ou os trabalhadores sofrem violência por parte da polícia que trata todos como criminosos nos bairros proletários.
Recentemente a sociedade Iguaçuana comemorou através dos periódicos “chapa branca”. O anúncio do prefeito Nelson Bornier (PMDB) em conceder um terreno para a polícia militar construir um batalhão em Nova Iguaçu. Queremos dizer e afirmar que não é com repressão, prisões e assassinatos que vamos resolver o problema da violência em nosso município. Nova Iguaçu não é uma ilha isolada das contradições do mundo capitalista, estamos inseridos em um país capitalista e suas contradições geradas por este sistema. Antes desta violência do comércio varejista de entorpecentes, nossos bairros já eram marcados pela violência praticada por grupos de extermínios apoiados por lideranças políticas ligadas as classes dominantes, esses grupos promoviam a chamada limpeza social para agradar os olhos da burguesia, esta mesma burguesia que nunca tolerou os problemas sociais gerados por esta ordem social capitalista, que empurra os jovens filhos das classes trabalhadoras para o crime, estes são as maiores vítimas desta violência, seja como soldado do comércio varejista de entorpecentes, seja como policiais que também são filhos das classes trabalhadoras, enquanto os filhos da burguesia permanecem intocados em seus condomínios de luxo.
Para resolver o problema da violência não será só com o aumento dos efetivos da polícia militar, com a formação de uma guarda municipal armada. Estas propostas vêm sendo apoiada por diversos setores da sociedade Iguaçuana, seja dirigentes políticos, empresários, até mesmo militantes de movimentos sociais que dizem representar os trabalhadores; Pasme até mesmo quem se diz de esquerda vem defendendo estas propostas conservadoras em muitos fóruns. Este tema da violência em Nova Iguaçu tem sido discutido até mesmo na Camará de Vereadores, na ALERJ e etc. O que todos esquecem e não quer falar é que o problema está na própria raiz da sociedade
capitalista, que não tem nada a oferecer aos trabalhadores, onde os jovens mais pobres dominados pela ideologia burguesa enxergam no crime a possibilidade de ter acesso aos bens de consumo, de se integrar ao universo do consumo gerado pela grande mídia burguesa se identificando com as letras do chamado “Funk Ostentação”.Todos estes fenômenos só tem contribuído para desorganizar os trabalhadores em seus locais de moradia. Hoje se fortalece o discurso fascista da repressão e criminalização da pobreza que defende apenas o combate ao crime, quando nós sabemos que os grandes criminosos capitalistas jamais serão atingidos, porque é parte do próprio sistema.
Quem lucra com a repressão e a violência nas comunidades mais pobres é a burguesia que não terá o seu principal inimigo organizado em seus locais de moradia. Os trabalhadores ao não poder se organizar se fragmentam em suas particularidades se olhando “não como classe” e sim apenas como sujeito e cidadão sofrendo e incapacitado para fazer frente à ordem capitalista, a violência nos bairros proletário cumprem este papel de desorganizar os trabalhadores em seus locais de moradia.
Para se combater a violência, devemos lutar pela melhoria e fortalecimento dos serviços públicos, criando frentes de trabalho, centros de recuperação de dependentes químicos com Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Médicos e etc. Promover uma ampla política de saneamento básico nos bairros proletários, investir na educação, no lazer, na cultura para se combater os valores culturais burgueses apontando para a necessidade de superação do capitalismo.
Para avançamos na implantação destas medidas, é necessário que as massas trabalhadoras tomem o destino deste país em suas mãos, aqui em Nova Iguaçu os trabalhadores devem criar o “Poder Popular”, as massas trabalhadoras farão desse órgão instância de poder e vontade da maioria da população de nosso município, desta maneira estaremos dando mais um passo no rumo da construção da “Sociedade Socialista em nosso país”.

Ousar lutar, Ousar Vencer!!


Nova Iguaçu, 26 de julho de 2014
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

EM DEFESA DA FESTA POPULAR DO AIPIM

O Capital organizou as cidades segundo os seus interesses, as regiões rurais são voltadas para atender as demandas do mercado.
Os Municípios no Brasil ao serem organizados segundo os interesses da burguesia que controla a cidade ignoram as regiões rurais dos municípios, estas regiões não são utilizadas para resolver os problemas de alimentação dos moradores destas cidades e sim as terras são usadas segundo os interesses do valor de troca da especulação imobiliária.
Já algum tempo acontecem festas em regiões rurais de Nova Iguaçu, como “Festa do Aipim” em Tinguá, a “Festa da Banana”, estas festas estavam fora do grande circuito cultural do Estado do Rio de Janeiro, Ainda não interessava a indústria cultural capitalista. Os pequenos agricultores podiam exibir livremente seus produtos, os artistas populares podiam exibir suas obras e a população podia frequentar estas festas porque o poder aquisitivo permitia os trabalhadores participar.
Com o avanço do capital, vem acontecendo a privatização das manifestações populares, com este avanço acompanhado da elitização, os produtos exibidos já não são mais dos pequenos agricultores, serve-se produtos transgênicos a presos caríssimos, os artistas contratados já não são mais artistas populares, os restos que sobra de produtos químicos da festa são jogados na natureza contaminando nossa região, e tudo isto é bancado com o dinheiro público.
Defendemos uma festa popular onde os produtores rurais de nossa região possam exibir seus produtos e a prefeitura disponibilize recursos para o meio ambiente onde os artistas populares de Nova Iguaçu e de nossa região possam exibir seus trabalhos para permitir que os trabalhadores possam voltar a frequentar a Festa do Aipim.
Nós Comunistas não somos contra a festa ou diversão, divertir não é apenas “Entreter” para fugir dos problemas, divertir é levar a população a refletir sobre a própria realidade em que vivemos. Para superar as atuais condições de vida em que vivemos, buscando construir através da cultura uma alternativa anticapitalista.

EM DEFESA DA FESTA POPULAR
NÃO A MERCANTILIZAÇÃO DA FESTA DO AIPIM
POR UMA FESTA ECOLOGICAMENTE VIÁVEL
PELA CONTRUÇÃO DO PODER POPULAR

Ousar Lutar, Ousar Vencer!!

Nova Iguaçu, 26 de julho de 2014
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal Nova Iguaçu

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Nosso Apoio e Solidariedade ao Sepe em Nova Iguaçu

           
No ultimo dia 11 de Julho, sexta feira aconteceu duas Assembleias simultâneas, a Municipal e Estadual,quando sem explicação um Policial se dizendo cumprir ordem do alto da Policia Militar chegou pedindo nomes dos Diretores e o porque da Assembleia e Paralisação. Isto constitui em violação grave as liberdade individuais, ao direito de Liberdade de organização Sindical.
           O PCB, firme na defesa dos trabalhares, condena mais este crime grave contra os trabalhadores e as suas entidades de lutas como o Sepe, e outras entidades que lutam em defesa dos trabalhadores, repudiamos as perseguições contra a categoria promovida por Governos Federal,Estadual e Municipal,onde estes governos só tem governado para atender os interesses dos donos do Capital.
          Para Educação temos vistos o sucateamento e a precarização, dos serviços públicos. Aqui em Nova Iguaçu o Governo do Prefeito Bornier do PMDB, base de apoio dos Governos do Estado e da União, amos do PMDB E PT ,tem promovido o autoritarismo, o fim das eleições diretas para diretor com o objetivo de promover os conchavos e apadrinhamentos dentro das Escolas de nosso Município.
          O PCB entende que a luta dos trabalhadores não deve ser apenas por salários e sim por melhorias na educação, no sentido de termos uma educação voltada aos interesses dos trabalhadores em oposição a ordem do capital,para avançarmos no Rumo do Socialismo.
Todo apoio e Solidariedade ao Sepe
Não a perseguição aos Trabalhadores em seus locais de Trabalho
Não a Intervenção Policial nos Sindicatos
Lutar não é Crime não a Criminalização dos Movimentos Sociais
Pela Unidade dos Trabalhadores
Pela  Construção do Poder Popular
Nova Iguaçu,15 de Julho de 2014

Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

domingo, 8 de junho de 2014

Reforma Agrária no Brasil: Debate PCB, MST e MPA

Ocorreu nesse sábado, dia 7, o debate sobre a conjuntura do trabalho no campo e sua reforma agrária, na sede do SEPE-NI, com a participação de militantes do PCB, MST e MPA.
Segue abaixo as fotos do evento.




quarta-feira, 28 de maio de 2014

Debate PCB, MST e MPA no SEPE-NI

Nesse dia 7 de Junho, às 9 h da manhã, na sede do SEPE de Nova Iguaçu,ocorrerá um Debate sobre a Conjuntura Agrária e Política no cenário nacional, com a presença Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e do Movimento de Pequenos Agricultores. O evento contará com a participação de Ivan Pinheiro - Sec Geral do PCB -, de Humberto - Dir Mpa - e de Carlos Gouveia - Dir MST. 

domingo, 18 de maio de 2014

Pela apuração dos crimes da ditadura Empresarial-Militar

   
Todo o Brasil assistiu indignado as revelações do Ex-Coronel do Exercito Paulo Manhes, ex-agente do Doi Codi, foi das figuras presentes na linha de frente da Tortura e desaparecimento de militantes que lutavam contra a ditadura montada pelas classes dominantes, ainda hoje os arquivos não foram abertos e muita coisa permanece obscuras.
     Muitos moradores da Cidade de Nova Iguaçu acham distante os problemas e as denunciam foram longe quando na verdade aqui também houveram lutas, resistências, torturas de desaparecimentos, foi aqui que tivemos Vereadores Cassados Como Ismael Ramos do PCB em 1964. Não foi cassado por corrupçao e sim por lutar ao lado dos trabalhadores. Foi aqui que teve um dos maiores envolvidos com os crimes da ditadura o Coronel Zamith.
    O PCB junto com outros segmentos da Sociedade Brasileira exige a abertura dos arquivos da Ditadura Empresarial-Militar quem instalou no Brasil em 1964, queremos o aprofundamento da Democracia o fim das Policias Militares, pela não criação de Guardas Municipais armadas, pela punição dos criminosos e torturadores, que a nossa Prefeitura tire os nomes dos torturadores. Que os nossos democratas  passem a fazer parte dos nomes de Ruas,Escolas e outras instituições Publicas. Estes Camaradas lutaram por justiça social na busca de uma Sociedade Socialista.

Pela abertura dos arquivos da Ditaduras!
A Todos os nossos camaradas que tombaram na luta as nossas homenagens !

Nova Iguaçu,13 de Maio de 2014

Partido Comunista Brasileiro-PCB

Comitê Municipal de Nova Iguaçu

Retomar as Lutas contra o capital e o peleguismo

    Após uma década de inércia por causa da hegemonia do reformismo e da conciliação  de classe no movimento sindical e popular, muitas categorias de trabalhadores promovem lutas à revelia de Diretorias Pelegas.
     O sindicato de Rodoviários de Nova Iguaçu  desde o Golpe se encontra nas mãos de Dirigentes que não representam os trabalhadores, a greve não vai acontecer porque já existe um acordo contrario aos trabalhadores, quando já há algum  tempo os rodoviários vêm acumulando perdas de direitos como a dupla função e o não pagamento de horas extra.
     O PCB se solidariza com as lutas de toda a classe trabalhadora, defendemos a volta dos cobradores, o fim da dupla-função, a recuperação de todas as perdas, o respeitos a todos os usuários, pela criação da Companhia Municipal  de Transportes Coletivos.
    Pela Construção do Poder Popular no Rumo do Socialismo

Nova Iguaçu, 18 de Maio de 2014

Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu


sábado, 19 de abril de 2014

31 De Março a 1 de Abril, de 1964 a 2005, a Repressão do Estado Burguês contra os Trabalhadores

Ha uma semelhança entre o golpe empresarial-militar de 1964 e a chacina de baixada de 2005. Em comum os agentes do Estado Burguês sendo oprimido  e massacrados.
A chacina ocorrida entre 31 de março e 1 de abril de de 2005, conhecida como chacina da baixada coincidiu com    uma outra data, o golpe de 1964. Esta data representa o terror que foi organizado pelas classes dominantes, que utilizam impunemente os aparatos de repressão, onde setores das forças armadas e da policia são doutinados na ideologia de ver a população como inimiga, a violência policial é pratica comum nas periferias de nossas cidades.
O Partido Comunista Brasileiro -PCB que sempre esteve ao  lado dos trabalhadores em sua justa luta contra  o capitalismo se solidariza com as vitimas de mais uma chacina cometida contra as massas trabalhadoras, exigimos punição de todos os culpados. Para nós Comunistas não ha impunidade e sim uma justiça de classe a serviço dos donos do grande capital.
Não vamos recuar, continuaremos  defendendo o fim da policia militar, seguiremos na luta pela construção do Poder Popular  no Rumo do Socialismo.
Nova Iguaçu 14 de Abril de 2014
Pela punição dos Culpados
Pela punição dos crimes da ditadura
Chega de Chacinas 
Pela Construção do Poder Popular 

Partido Comunista Brasileiro-PCB

Comitê Municipal de Nova Iguaçu

Sem Ilusões de Classe acerca da Água

Hoje em alguns Blogs vem sendo comentado a falta de água em Nova Iguaçu e a possibilidade de Municipalizar os serviços de Água e Esgoto em nossa Cidade.
Não devemos alimentar ilusões de classe em achar que basta municipalizar os serviços de água e esgoto que tudo esta resolvido. Primeiro o problema da Água e sua distribuição esta ligado ao problema do Capitalismo e sua distribuição sempre a favor das classes dominantes que controlam o Estado. É por isto que existem região abastecida e região sem abastecimento de água. A Cedae como Empresa  do Estado vem passando por algum tempo pelo processo de destruição e sucateamento para justificar a sua privatização,para torna-la uma empresa privada para gerar lucro para o grande capital.
A simples municipalização  abre caminho de fato para privatização, isto já vem ocorrendo em algumas Cidades do Brasil e do Mundo e os serviços não melhoraram. Só para refrescar a memória, o atual Prefeito alcaide da Burguesia Iguaçuana, o ex-tucano hoje no PMDB Nelson Bornier, já tentou privatizar estes serviços barrado pela mobilização dos movimentos sociais ainda unidos, pois o PT, o PC doB, e o PDT, ainda não haviam se debandado para o lado do neoliberalismo, as divergências é quem vai gerir o capitalismo brasileiro.
O PCB firme na defesa dos interesses das classes trabalhadoras defende a universalização deste serviço a formação de uma empresa publica, sem terceirização onde os trabalhadores organizados em conselhos populares possa dirigir esta empresa publica no rumo e perspectivas do Socialismo no Brasil

Nova Iguaçu, 14 de Abril de 2014.
Ousar Lutar Ousar Vencer 

Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

segunda-feira, 24 de março de 2014

92 anos de luta em defesa dos trabalhadores.

O Partido Comunista Brasileiro – PCB, fundado em 25 de março de 1922 é um partido marxista-leninista, possui um programa político revolucionário orientado pelos princípios teóricos e práticos por Marx, Engels, Lenin e tantos outros revolucionários, acerca do sistema capitalista e de sua superação pelo socialismo.
O PCB luta por uma sociedade sem explorados e sem exploradores. Uma sociedade a serviço dos trabalhadores e governados por eles, a partir do fruto coletivo de sua força de trabalho. O PCB luta por esta emancipação política através das lutas das massas trabalhadoras exploradas pelo capital, no Brasil esta emancipação irá ocorrer através da construção do poder popular como contra ponto ao capitalismo em nosso país “O Poder Popular” se transformará em um caminho em que levará os trabalhadores a construção do socialismo no Brasil.
No mundo inteiro avançam os ataques contra os direitos e conquistas das classes trabalhadoras. Os governos capitalista ao defender os interesses dos donos do capital defendem o sucateamento dos serviços públicos, a precarização das relações de trabalho, o fim dos direitos trabalhistas, com estas medidas buscam aumentar os lucros das grandes empresas capitalistas as custas da exploração e da miséria das classes trabalhadoras que sofre nos transportes lotados, nos engarrafamentos, nas chuvas de verão, nos canteiros de obras, nos empregos precarizados e terceirizado, na falta de atendimento nos hospitais e nos serviços públicos em geral.
Nós comunistas acreditamos que não haverá solução para os grandes problemas que afligem os trabalhadores e a população em geral se não houver uma mudança radical na economia, na política que a séculos vem sustentando o capitalismo.
Nós do Partido Comunista Brasileiro ao completarmos 92 anos de lutas contra a opressão do capitalismo, temos a convicção que os trabalhadores do Campo e da cidade precisam construir uma alternativa de poder em oposição a ordem capitalista hoje hegemônica no Brasil para derrotarmos a burguesia no poder e iniciar a transição para construção de uma sociedade socialista em nosso país. Juste-se a nós! Vamos todos juntos construir o Poder Popular.


Ousar Lutar!
Ousar Vencer!
Nova Iguaçu, 25 de março de 2014

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggxwhQOQlMeE4A6OilUowPexhfTXNUq54J6vNe3kgzLHk3xV9wXk8sIgVty1XL7p3LqonRKEZoFlwDNa3dtlaMr7zJ2mhLP813qFvfN-enBugOSSb6KAsYvOQ9Kjl69C23CEo-XJ4Nnpjy/s1600/Foice_A.jpg 

Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

Endereço: Praça Antônia Flores Teixeira, 11 sala 202
Contatos: (21) 2262-0855/976732876










segunda-feira, 17 de março de 2014

Ato PCB 92 Anos

Nesse sábado, dia 22 de Março, ocorrerá um ato de panfletagem no Calçadão do Centro Comercial de Nova Iguaçu. 
O Partido Comunista Brasileiro, por meio do Comitê Municipal de Nova Iguaçu, saúda toda a classe trabalhadora e convida a todos os militantes e camaradas simpatizantes a comparecerem no próximo sábado às 9 horas da manhã.

Ousar Lutar, Ousar Vencer!

Partido Comunista Brasileiro

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Por um transporte de caráter e gestão popular

                           
 A Consolidação do capitalismo no Brasil acontece junto com o poder das indústrias de automóvel, isto se reflete na opção que o Brasil fez  pelo Carro, Ônibus, Caminhões e Carretas. A ideia de progresso passou a estar associada a abrir estradas e não financiar os transportes de trilhos ou navegáveis.
                            As prefeituras promovem subsídios para estes grupos de capitalistas porque eles financiam as campanhas de vereadores, prefeitos, governadores e presidentes. Diminuem impostos para as empresas de ônibus enquanto muitas empresas procuram acabar com os cobradores. Não colocam ônibus no horário noturno. Por conta da opção pelo setor rodoviário aqui em Nova Iguaçu, na maioria das Cidades    Brasileiras, aterram Rios, acabaram com linhas de trens para alguns Bairros e hoje estamos reféns destes Grupos de Empresários por opção do Capitalismo brasileiro em Nova Iguaçu. Entra Prefeito e sai Prefeito por todos são eleitos, velhos esquemas de dominação da política burguesa.
                           O PCB defende a Estatização do Sistema de Transportes e sua transformação em empresa Publica com a criação da Companhia Municipal de Transportes Públicos com Controle Popular, para se Combater o Monopólio Privado.
                      Para isto ser implementado defendemos a formação do Poder Popular onde a população decida  onde como devem funcionar os serviços públicos municipais de transportes,contribuindo para o avanço do Socialismo em nosso Pais.


Pela Criação da Companhia Municipal  de Transportes Publico
Pela Volta dos Cobradores
Passe livre para todos os Estudantes e Idosos
Pela Redução da Tarifa
Pela ampliação da Malha ferroviária

Criar Poder Popular

Nova Iguaçu, 25  de Fevereiro de 2014

Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

Contra a hegemonia burguesa: Poder Popular

                       
Os Conselhos Municipais se transformaram em correias de transmissão para referendar as políticas dos Governos de plantão. Desta forma se procura desmobilizar e retirar as massas trabalhadoras das ruas e praças, onde o peso maior da luta passa a ser o jogo institucional e a manutenção da ordem burguesa.
                       Hoje em nossa cidade ha uma domesticação das lutas promovidas por militantes de alguns movimentos sociais que utilizam até sedes de entidades empresariais. Em nome da legalidade burguesa acontecem conchavos, troca de favores, etc. Não é a toa que nesses conselhos a dita sociedade civil não ganha uma, porque esses conselhos já ha muito tempo estão cooptados. Qual o papel desses conselhos na fiscalização frente a deterioração e privatização dos serviços públicos em relação as Os que tem procurado privatizar serviços importantes?
                     O PCB defende que nos diversos Bairros do nosso Município, a própria população forme Conselhos Populares para tomar a frente dos órgãos públicos como os postos médicos,  tirar das mãos dos padrinhos políticos nomeados pelos conchavos de cúpula de nossa cidade onde os Prefeitos usam os postos médicos nestas velhas barganhas da política burguesa.
                    A população fará destes Conselhos Populares o ponta pé para construir o Poder Popular, este Poder Popular deve ter poder de decisão e exercício de Poder com a população decidindo onde e como devem ser aplicados os recursos de nossa cidade, desta maneira a população estará rompendo com os limites da ordem burguesa, contribuindo para o avanço do Socialismo em nosso Pais

 Criar Criar Poder Popular 
Nova Iguaçu, 25 de Fevereiro de 2014.

Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

As empreiteiras do PAC e as obras em Nova Iguaçu

             
 As empreiteiras do PAC estão realizando obras em alguns bairros de Nova Iguaçu, estas obras não buscam resolver em definitivo os graves problemas dos bairros populares de nosso Município, visa garantir a movimentação de veículos e mercadorias para o Porto de Sepetiba, deixando a população entregue a própria sorte como acontece em todas as chuvas.
            Nas ultimas chuvas a população destes Bairros como Nova Brasília, Santa Rita, Austin e outros Bairros, tiveram suas casas invadidas, perderam tudo que conquistaram com  muito suor e luta e até agora as empreiteiras, os Governos Municipal, Estadual e Federal ainda não solucionaram os problemas destas famílias.
           Os Comunistas não são contra o progresso, porem defendemos um progresso que seja para solucionar os problemas na maioria da sociedade, se inverta a prioridade a favor da maioria.
         O PCB defende a formação do Poder Popular, onde a população decide onde e como devem ser aplicados os recursos, sempre a favor dos interesses da classe trabalhadora em oposição  aos interesse do capital, onde a população possa perceber os limites da sociedade capitalista em resolver os graves problemas, apontando a necessidade da Construção da Sociedade Socialista.

Nova Iguaçu 15 de Fevereiro de 2014
Criar Criar Poder Popular 
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

O PCB repudia a criação da Guarda Municipal

                               
O PCB fiel aos princípios do Marxismo-Leninismo, firme na defesa dos interesses das classes trabalhadoras, repudia o projeto de lei da Bancada do PT, PCdoB e do PMDB de criar uma Guarda Municipal em Nova Iguaçu. Como se isto por si só resolvera o problema da violência.
                      O problema crônico da violência não é por culpa apenas das UPPs, a violência faz parte da própria lógica da sociedade capitalista. Em nosso pais se reflete na nossa formação social, aqui em Nova Iguaçu o tipo e o perfil da Violência vem alterando com o aprofundamento da desagregação gerada pela expansão econômica com formação de bairros voltados para os privilegiados e não privilegiados, o crime e a corrupção aumentam com a proliferação de justiceiros, milícias, soldados do trafico, com a conivência e apoio das autoridades do Estado Burguês.
                   Uma Cidade como Nova Iguaçu, onde um simples agente de postura já se acha autoridade, imagina se tiver uma guarda apenas para reprimir os movimentos sociais.  
                Para o PCB a solução do problema da violência esta na soluçados problemas econômicos associados a uma melhor distribuição de renda, com as massas organizadas no Poder Popular apontando para a ruptura com a ordem burguesa no Rumo da Sociedade Socialista.

Nova Iguaçu, 15 de Fevereiro de 2014.

Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Enquanto sofremos com enchentes, a cidade vira uma palanque de festas.

                   Em Janeiro de 2014, comemora-se mais um aniversário de fundação do Município de Nova Iguaçu. Comparecerão Prefeito, Vereadores, Secretários, assessores, empresários. Artistas serão contratados a preço de ouro, isto para entreter a população ao velho estilo Pão e Circo.
                   Nos Comunistas não somos contra o lazer, a Cultura e a diversão, tanto que os Comunistas sempre lutaram pela democratização da Cultura, criando condições de acesso para as massas. Acesso a o bem cultural da sociedade, com artistas de diversas  áreas possam exibir seus trabalhos. Entendemos a cultura no sentido libertário através de artistas revolucionários comprometidos com os anseios e  aspirações das massas exploradas pelo Capital, onde as artes seja instrumento capaz de levar as massas a consciência de classe na busca e construção de um mundo melhor.
             Chega a ser um absurdo, depois que enorme chuva que atingiu o nosso pais onde esta incluído Nova Iguaçu, ter Shows e gastos com dinheiro publico, enquanto os atingidos não tem casa, não receberam o aluguel social, isto é um problema que já não vem de agora. Os sucessivos Governos Municipais nunca lutaram para reverte este quadro ao sempre procuraram governar para os velhos grupos dominantes, enquanto vão continuar os velhos sofrimentos das massas, pois vão acontecer outras chuvas de verão.
          Neste aniversario do Município de Nova Iguaçu, por que não falar dos Indios que habitaram a nossa Região e foram massacrados? Das revoltas de Escravos, dos Trabalhadores que lutaram nestas Terras, a importância das lutas daqueles que de  fatos construíram a riqueza, não apenas os Comendadores, Coronéis e empresários.
           O PCB defende que as Massas trabalhadoras do Nosso Município coloquem na Agenda Política o Poder Popular, com os Trabalhadores decidindo onde e como devem ser aplicados os recursos da nossa Cidade. Em oposição a ordem Burguesa, os Trabalhadores farão deste Poder Popular órgão de decisão  no combate a ordem Capitalista, para avançar no Rumo da Sociedade Socialista em nosso Pais.
Nestes 181 Anos de Nova Iguaçu viva os trabalhadores da nossa cidade
Nossa Solidariedade aos Atingidos
Pela inclusão das lutas dos Trabalhadores no calendário escolar
Pela Construção de Casas Populares
Pela Construção do Poder Popular No Rumo do Socialismo 
Nova Iguaçu, 04 de Janeiro de 2014.
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comite Municipal de Nova Iguaçu

A questão orçamentária da Cidade.

            A partir de Janeiro de 2014, o Governo Municipal do ex-tucano, hoje no PMDB, completa um ano no cargo. No fim do ano passado, os vereadores de Nova Iguaçu aprovaram o orçamento de mais de 1 bilhão e 300 milhões para a Cidade de Nova Iguaçu.
               Prefeitos e Vereadores se revezam no Poder, através de velhos esquemas de dominação da sociedade burguesa, seja com assistencialismo nas comunidades pobres, para manter a população subjugada nas mãos das velhas oligarquias. Outra forma são os velhos conchavos e acordos de empresários que loteiam a administração e dividem a Cidade em regiões privilegiadas, como as linhas de ônibus, clínicas particulares, coleta de lixo, grandes comércios, bancos, indústrias, onde Prefeitos e Vereadores são parte deste sistema, onde tanto o PT e o PDT, como o PMDB não têm divergências de fundo, pois as divergências entre eles é sobre quem vai gerir a Cidade para o grande Capital e suas entidades empresariais deixando os trabalhadores entregues à própria sorte .
           Já não é de hoje que o orçamento da nossa Cidade é aprovado sem que os principais atores não sejam convocados para fazer parte da cena. Estamos falando da maioria dos habitantes, neste caso os Trabalhadores, até mesmo o governo do PT não criou mecanismo de participação se rendendo ao crestismo parlamentar de fazer aliança com os setores dominantes da Cidade.
          Não adianta agora em cima da hora falar em problemas das chuvas quando na verdade são problemas que se arrastam, o próprio Prefeito já foi Prefeito por duas vezes e nada fez, o que falta é prioridade para maioria.
           O PCB defende a inversão de prioridades que estes recursos sejam utilizados a favor da maioria da população, discutida e aprovadas por esta população através do Poder Popular.
         As Massas trabalhadoras farão do Poder Popular órgão de decisão  e vontade da maioria, para avançar na consciência e organização dos trabalhadores  do Município de Nova Iguaçu, criando mecanismo de Poder no avanço para o Socialismo em nosso país.
Pela Inversão de Prioridades no Orçamento
Pela Defesa das Classes Trabalhadoras
Pela Construção do Poder Popular
Nova Iguaçu, 04 de Janeiro de 2014
Partido Comunista Brasileiro-PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu